PESQUISA APONTA EMPATE TÉCNICO ENTRE RODRIGO E HERCULANO NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE ITU

Trata-se da primeira pesquisa realizada após as convenções partidárias, em que os vices foram definidos

A pesquisa do Instituto Adans Estatística e Consultoria de intenção de votos para a Prefeitura da cidade de Itu-SP, nesta sexta em diversos portais de notícias, aponta situação de empate técnico entre o ex-prefeito Herculano Passos (Republicanos), com 28,7% e o deputado Rodrigo Moraes (PL), com 26,6%, no cenário estimulado.

Rodrigo Moraes
Herculano Passos

Eles são seguidos por Matheus Costa (PSD), com 15,2% e Professor Anderson (PT), com 8,1%. O candidato Gilmar Pereira (PP) atinge a marca de 3,1%.
Outros 7,1% indicaram voto branco ou nulo e 11,2% disseram não saber.
Esta é a primeira pesquisa realizada após o início oficial da campanha eleitoral, em 15 de agosto e também a primeira após a manifestação do Ministério Público contra a candidatura de Herculano Passos.

Matheus Costa
Professor Anderson
Gilmar Pereira

Na pesquisa espontânea, aquela em que os eleitores não são apresentados a uma lista fechada, Herculano Passos lidera com 18,5%, sendo seguido por Rodrigo Moraes, com 17%, Matheus Costa, 8,4%, Gilmar Pereira, 1,6%. O candidato Anderson Silva atinge 1,3%. Neste cenário, brancos e nulos somam 11,7% e 41,5% disseram não sabe.

A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos, que é liderada por Herculano Passos, com 33,9%. Depois aparece Gilmar Pereira, com 20,9%. Matheus Costa tem 8,9% de rejeição, Rodrigo Moraes 7,8% e Anderson Silva, 6,8%. Não responderam 21,7%.

A reportagem teve acesso a pesquisa realizada pela empresa Adans e regristrada oficialmente no TSE

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº  09024/2024 para o cargo de prefeito. O Instituto Adans ouviu 383 eleitores entre os dias 30 e 31 de agosto.
Entre a população consultada foram ouvidas 184 (47,9%) pessoas do sexo masculino e 199 (52,1) do sexo feminino.
A pesquisa tem grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.